quinta-feira, 26 de dezembro de 2019

As Artes


A arte tem o poder de aguçar nossa sensibilidade trazendo à tona diversos sentimentos e emoções, alguns até conflitantes. Palavra que tem origem no latim “ars”, significa habilidade. Pode ser compreendida como a capacidade humana de manifestação cultural. São diversas as maneiras que as pessoas encontraram para se expressar artisticamente, cada uma com suas particularidades e linguagens, daí ser difícil encontrar uma única resposta, do que seja arte., até pelo fato de vir mudando ao longo do tempo. Mesmo considerando algo que mexe com as emoções, tudo vai depender da experiência de cada um, e pessoas diferentes podem experimentar a mesma obra de arte e ter reações diferentes, sem que nenhuma delas esteja errada, já que todos têm o direito de ter suas próprias preferências e sentimentos. O termo "arte" é apenas um rótulo. E se tenta classificar o que ela é e o que não é, ou seja, na verdade, não é o que ela é, e sim de sua experiência pessoal com ela e o significado que você possa a dar a arte.  Embora as reações sejam diferentes, sempre teremos algo para aprender, posto que nos possibilita: narrar, lembrar histórias e abordar nossas emoções de uma forma que pouquíssimas coisas nos permitem. A arte está para todos que querem experimentá-la e geralmente é encontrada em lugares que sequer podemos imaginar. Em 1911, o crítico de cinema Ricciotto Canudo criou o Manifesto das sete artes e estética da sétima arte, onde classificou a arte em sete tipos: música, dança, pintura, escultura, teatro, literatura e cinema. De lá para cá, outras foram  classificadas, e temos mais 3, além das: 
1ª arte – A Música. Do grego mousikê, a arte das musas, referência à mitologia grega. Porém, acredita-se, que a música, como a dança aparece em pinturas rudimentares da pré-história, já existia na pré-história, com caráter religioso, em rituais de agradecimento aos deuses ou pedidos de proteção. Muitos sons  provinham, do próprio movimento do corpo e da natureza. Na Roma antiga a música, é influência da grega, pelos etruscos e pela música ocidental. Os romanos, com a música sinalizavam ações das tropas na guerra e cantavam hinos em louvor as vitórias, sendo fundamental na religião e em rituais sagrados. Os egípcios acreditavam na origem divina da música, daí o culto aos deuses e os instrumentos eram tocados pelas sacerdotisas. Os chineses, além dos eventos religiosos e civis tinham a música como identidade, personalizavam momentos históricos e seus imperadores. Na idade média, a Igreja tinha forte influência, sobre os costumes e culturas dos povos em toda a Europa e restrições eram impostas, daí o predomínio do canto gregoriano ou cantochão, mas, direcionaram a música para as produções culturais, a música popular, e surgem os trovadores e os menestréis. O monge católico  Guido d'Arezzo, criou a pauta de cinco linhas,  definindo as alturas e o nome de cada uma das notas: dó, ré, mi, fá, sol, lá e si. A linguagem musical é formada por diversos sons, em espaços de tempo pré-determinados: o ritmo, a harmonia e a melodia. O renascimento, na Europa, dá lugar a música profana, e a música barroca, é mais elaborada, e vários gêneros foram criados. No Classicismo, a música instrumental tem sua vez, sons suaves e equilibrados, é criada a  sonata, abrilhantando ainda mais as óperas. As  orquestras se impõem. Enquanto o classicismo buscava o equilíbrio, no romantismo a música se volta para a busca de uma liberdade maior, da expressão mais densa e viva, plena de emoções e sentimentos. Os músicos, se libertam e visam, por meio da música, exprimir toda sua alma. Certo é que a música, despertou sempre sentimentos variados, favorecendo o equilíbrio mental e o bem-estar. Ela sempre esteve presente em nossa vida desde as canções de ninar.

2ª arte – A Dança.  É a arte do movimento corporal, através de uma cadência de movimentos e ritmos, com harmonia própria. Manifestação artística, originária da pré-história com um caráter sagrado. Em geral acompanhada da música, sendo possível expressar-se sem ajuda dela. As danças em grupo surgem dos rituais religiosos, em agradecimentos ou pedidos aos deuses. No Egito, dois mil anos a.C. Na Grécia, nas comemorações dos jogos olímpicos. Em Roma, danças, homenageiam o deus Baco (deus do vinho), nas festas e bacanais. O Japão preservou o caráter religioso; até hoje, dançam nas cerimônias como nos tempos primitivos. Na renascença, voltam a ter caráter teatral, que se perdia no tempo, para daí surgir o sapateado e o balé, nas peças, onde  vestuário, iluminação e cenário compunham a estrutura teatral. A partir do séc. XVI se têm registros das danças, com características próprias do local. A valsa, a polca, o tango, e outras, onde se dança em pares, surgem no século XIX, não bem aceitas pelos conservadores, não sabiam eles que no século seguinte surgiria o rock’n roll, que revolucionou o estilo musical e, consequentemente, os ritmos das danças. A miscigenação dos povos resultou na difusão das danças, o maracatu maracatu surgiu em meados do século XVIII, a partir da miscigenação musical das culturas portuguesa, indígena e africana. Ela se origina da instituição dos Reis Negros, já conhecida nos países da França e Espanha, no século XV e em Portugal, no século XVI, o samba está associada à mistura de elementos musicais herdados da África e da Europa que se deu na cidade do Rio de Janeiro no século XIX., originou-se dos antigos batuques trazidos pelos africanos que vieram como escravos para o Brasil. A rumba teve origem com a chegada de tribos africanas trazidas a Cuba pelos espanhóis, mais precisamente da região de língua quimbunda, (Angola) e da Guiné. As danças dessas regiões eram inspiradas nos movimentos de animais (galo), orixás (Xangô) e em situações do cotidiano. Hoje as danças com se voltam para a sensualidade, a dança do ventre no Oriente Médio, sendo mais divulgadas e aceitas por todo o mundo. No Oriente Médio a dança do ventre, o strip-tease, aliado à dança inglesa e a pole dance, ou dança do cano. No Brasil, o funk e o samba são mais populares. A dança, favorece a criatividade, e auxilia na vitalidade corporal e psicológica, com inúmeros benefícios.
3ª arte –  A Pintura, é a técnica de depositar pigmentos coloridos sobre uma superfície, gerando imagens figurativas ou abstratas, permitindo a comunicação, e demonstrando sentimentos por meio de formas, cores e texturas. Remonta ao período pré-histórico. As cavernas era o suporte para os desenhos. Hoje nos possibilita conhecer melhor o passado, costumes e crenças. O elemento fundamental é a cor, que permite, propor ao espectador sensações de calorfrioprofundidadesombra. Quanto aos materiais, depende da  preferência pessoal do pintor e sua disponibilidade. O papel é suporte comum para a aquarela e o guache, e eventualmente para a tinta acrílica. A pintura a óleo, a tinta acrílica, o guache, a aquarela, a caseína, a resina alquídica, o afresco, a encáustica e a têmpera de ovo, são as técnicas mais conhecidas, embora, pastéis e crayons, estejam mais identificados com o desenho, também são usados. A pintura está ligada a toda a história da arte. Do Renascimento até o século XX, a pintura de cavalete se difunde  em galerias de arte. O crescimento da técnica de reprodução de imagens, se faz, graças à revolução industrial, e o surgimento da fotografia. O apogeu de reprodução em massa, valorizada por vários tipos de designers, especialmente na publicidade, nas várias formas de reprodução técnica, surgem nesse século, com a computação gráfica,  a técnica da pintura se une completamente à fotografia. A imagem digital, composta por pixels,  mistura as técnicas de pintura, desenho, escultura 3D e fotografia, e é a partir desta revolução da arte moderna e das novas tecnologias, que os pintores adaptaram técnicas tradicionais ou as abandonaram, criando novas formas de representação e expressão visual.
4ª arte – A Escultura é a arte de modelar ou desgastar matérias brutas, convertendo-as em objetos e seres através da reprodução de formas com significados, expressando ideias e sentimentos. Como as três artes anteriores, a escultura na Pré-História foi associada à magia e à religião. No período paleolítico, moldavam animais e figuras humanas. A prevalência das formas femininas com ventres e seios volumosos. Sua origem baseia-se na imitação da natureza, com o intuito maior de representar o corpo humano. A Grécia Clássica, foi o berço ocidental da arte de esculpir. Os primeiros artefatos em mármore ou bronze surgem no século 10 a.C. e vai até o apogeu da era de Péricles, com as esculturas da Acrópole de Atenas. Os romanos, com esculturas em mármore,  mantiveram a produção de esculturas até o fim do império. Gesso, pedra, madeira, resinas sintéticas, aço, ferro, mármore, são os materiais e as  técnicas de  cinzelação, fundição, moldagem ou a aglomeração de partículas,  adequadas ao material  utilizado. Dobra e solda de chapas metálicas, moldagens com resinas, plásticos, materiais tridimensionais, tem sido empregadas e a escultura como é conhecida atualmente, surgiu no Oriente Médio, foi uma das últimas artes a serem desenvolvidas durante a Idade Média, quiçá devido ao apelo sensual. Destacou-se no Renascimento, com Michelangelo e sua famosa obra: a estátua de Davi. Nos últimos dois séculos, Constantin Brancuse e August Rodin, foram mestres da escultura que influenciaram muitos outros artistas. "A Vênus" de Willendorf, foi esculpida há quase 30 mil anos. Foi encontrada em 7 de Agosto de 1908 por um trabalhador da equipe do arqueólogo   Josef Szombathy,  possui 11,1 cm (4 3/8 polegadas) de altura representando estilisticamente uma   mulher, descoberta no sítio arqueológico do paleolítico situado perto de Willendorf, na Áustria.

5ª arte – O Teatro. Do grego théatron, o lugar físico e Theaomai  significando ver no sentido de olhar com atenção, perceber, contemplar. Nenhuma teoria até hoje, comprovou a origem do teatro, até pelo fato de que os rituais na história da humanidade começam por volta de 80.000 anos AC. Registro há de diálogos, de peças sagradas no Antigo Egito, do mito de Osíris e Ísis, por volta de 2500 a.C., que conta a história da morte e ressurreição de Osíris e a coroação de Horus. A palavra teatro e seu conceito, como algo independente da religião, só surgiram na Grécia de Pisístrato 560-510 a.C., que deu uma dinâmica de produção para a tragédia, possibilitando o desenvolvimento das especificidades dessa modalidade. O primeiro diretor de coro conhecido foi Téspis. Pisístrato o convidou para dirigir a procissão de Atenas. Téspis desenvolveu o uso de máscaras, já que nem todos escutavam, devido ao grande número de participantes, porém visualizavam o sentimento da cena pelas máscaras. O coro era composto pelos narradores da história, os rapsodos, que através de representação, canções e danças, relatavam as histórias do personagem, era o intermediário entre o ator e o espectador, e trazia os pensamentos e sentimentos  além de dar conclusão da peça. Ainda utilizavam o "Corifeu", representante do coro que se comunicava com a plateia. Téspis, em uma das procissões, subiu em um tablado, para responder ao coro, tornando-se  o primeiro respondedor de coro, surgindo assim os diálogos. Uma forma primitiva de drama seria desenvolvida totalmente somente a partir dÉsquilo, reconhecido como pai da tragédia, 455 a.C. com a adição de um segundo ator, para que houvesse maior conflito. Já a primeira obra escrita é a Poética de Aristóteles, entre 335 e 323 a.C. Aristóteles afirmava que a tragédia surgiu de improvisações feitas pelos chefes dos ditirambos,  um hino cantado pelo líder e um refrão pelo coro, dançado em honra a Dioniso, o deus grego da fertilidade e do vinho. As formas teatrais orientais foram registradas por volta do ano 1000 a.C., com o drama sânscrito do antigo teatro Indu. O teatro chinês também data da mesma época.

6ª arte –  A Literatura, a arte das palavras.  Literatura provém do latim littera, que significa letra. Ao longo dos tempos, os seres humanos foram desenvolvendo diversas modalidades de manifestação artística com o objetivo de construir e reconstruir os mundos: real,  imagináriopsicológico e ficcional, resguardar nossa memória e registrar  nossa cultura e nossa história. A invenção da escrita, uma das mais importantes para a humanidade, que marcou o fim da pré-história e o início da história, deu ao artista condições de melhor produzir uma linguagem expressiva e poética. A palavra  passou a representar não só um meio de comunicação simples e direta, mas, uma ferramenta para transmissão de ideias, sentimentos, reflexões, pensamentos, e de narrar histórias, em prosa ou verso, quer fictícias ou reais. Para o filósofo Grego Aristóteles, um dos primeiros a focar nos estudos sobre a 6ª. arte: “A Arte literária é mimese (imitação); é a arte que imita pela palavra”. Trata-se, portanto, de uma manifestação artística, em prosa ou verso, muito antiga que utiliza das palavras para criar arte, ou seja, a literatura preocupa-se em contemplar não apenas o objeto linguístico, mas também a plasticidade e a beleza que são encontradas somente na arte. Se na linguagem tem como característica a objetividade e clareza, na literatura, não existe compromisso com a transparência. As palavras podem ser empregadas em seu sentido conotativo, isto é, fora de seus reais significados. Como o escultor que usa o cinzel, e o pintor o pincel, o escritor se esmera, através da palavra, para tornar seu texto um objeto de arte. Poemas, romances, contos, crônicas, novelas, de características literárias distintas, e muitas maneiras de escrever, têm função importante para o ser humano, pois provocam sensações e produzem efeitos estéticos dando suporte para o entendimento da sociedade e de nós mesmos. O conceito de literatura se altera ao longo do tempo, e seu significado tal qual conhecemos hoje, difere da visão clássica, ampliando e abrangendo diversos textos que englobam os gêneros literários como os que hoje conhecemos: literatura infantil, de cordel, marginal, erótica, e outras. O que transforma um texto em um texto literário é a função da linguagem escolhida, e na literatura, a função poética tem que ser trabalhada para que o resultado  seja considerado arte.

7ª arte –  O Cinema, do grego kinema,  "movimentos" e  graphein "registrar"é arte surgida pós  invenção da fotografia, como desdobramento dela. A origem da palavra "cinema" deve-se à circunstância de ter sido o cinematógrafo o primeiro equipamento utilizado para filmar e projetar. Por metonímia, a palavra também se refere à sala onde são projetadas obras cinematográficas.Várias imagens fotográficas em sequência  projetadas muito rapidamente em uma tela, era vista como um filme, e possibilitava contar histórias, transmitindo  alegria, medo, tristeza e amor. Teve fases distintas: De 1895 a 1907,  o cinema de atrações e de 1907 a 1915, quando passa a ter a perspectiva de narração. O cinema existe graças à invenção do cinematógrafo, inventado pelos Irmãos Lumière no fim do século XIX. Em 28 de dezembro de 1895, na cave do Grand Café, em Paris, realizaram os dois engenhosos irmãos a primeira exibição pública e paga da arte do cinema: uma série de dez filmes, com duração de 40 a 50 segundos cada (os primeiros rolos de película tinham apenas quinze metros de comprimento). Os filmes até hoje mais conhecidos desta primeira sessão chamavam-se "A saída dos operários da Fábrica Lumière" e "A chegada do trem à Estação Ciotat",  7ª. Arte, termo dado em 1911, pelo crítico de cinema Ricciotto Canudo no "Manifeste des Sept Arts", afirmando que o cinema conciliava todas as outras artes. Os irmãos Max e Emil Skladanowsky, antes exibiram 15 minutos do bioscópio, em seu sistema de projeção de filmes, num grande teatro de vaudevile Berlim. O cinema de Lumière contava histórias, com pequenos esquetes cômicos, cenários, um ar de teatro, com a preocupação de manter independência de linguagem, e  George Meilés, em 1902,  foi o primeiro a filmar uma ideia baseada em obra literária, quando construiu uma nave espacial e no curta-metragem Viagem à Lua, sendo considerado o pai da ficção cinematográfica, daí Lumière, e Meilés são considerados os inventores do cinema. A Star Film,  de Méliès, produziu filmes, com escritórios de distribuição em Nova York e várias cidades da Europa, mas, foi à falência em 1913. A Companhia Pathé, fundada em 1896 por Charles Pathé,  dominou o mercado mundial de cinema até a Primeira Guerra Mundial, comprando as patentes dos Lumière em 1902. Charles Pathé expandiu seus negócios pelo mundo, e os investidores vislumbraram no cinema uma espécie de indústria e, passa a ter um forte apelo comercial. Com a dificuldade do público de entender as passagens temporais das cenas, surgem os intertítulos, pequenas frases, por exemplo: "Um mês depois...". David.W.Griffith,  produziu em torno de 400 filmes, em que mostrava a motivação e o perfil psicológico da personagem, como no filme The lonely villa, de 1909, baseado no filme Le médecin du château, produzido pela Pathé no início de 1908, em que ladrões atraem um médico com um falso chamado de socorro para poder invadir sua casa. Griffith alterna cenas dos ladrões e do médico e de sua família tentando manter os ladrões do lado de fora da casa. A sensação de simultaneidade, pois, o médico usa um telefone para falar com a família, cria a montagem alternada ou montagem paralela, onde  há alternância entre várias ações simultâneas, cada uma delas possuindo, por sua vez, contiguidade. Em The birth of a nation, O Nascimento de uma Nação (1915), considerado o primeiro filme comercial, com 190 minutos, (início da Ku Klux Klan), predominante naquela época, nos EUA, o mais longo  que os norte-americanos já tinham visto,  Griffith trata de um tema genuinamente nacional, a Guerra Civil, passando o longa-metragem ser norma e não mais exceção. Com o início da Primeira Guerra Mundial, a produção cinematográfica migra para os Estados Unidos e Hollywood se transforma no berço de grandes estúdios, que popularizam o meio, com verbas milionárias de publicidade, dominam a distribuição, até mesmo em países distantes. O cinema a serviço da propaganda nazista, fascista ou comunista foi perigosamente utilizada por Hitler, ainda no cinema mudo, encontrou uma grande resistência, o americano Charles Chaplin. Dada a grande diversidade de línguas existentes, é pela dublagem, ou legendas, noutras línguas, que os filmes se tornaram mundialmente populares. Desde 1929, juntamente com a universalização do cinema sonoro, as projeções cinematográficas no mundo inteiro foram padronizadas e o cinema digital alterou este padrão. 

8ª arte – A Fotografia. No início de sua invenção, não era considerada arte. Oriunda do grego: phos ou photo, que significa luz, e graphein, marcar, desenhar ou registrar. Sem luz não há fotografia.  Já no séc. 4 a.C. os alquimistas teriam conseguido uma imagem invertida através da passagem da luz por um pequeno orifício feito numa câmara escura. Em 1525 d.C. a descoberta de que os sais de prata eram sensíveis à luz,  permitindo a fixação da imagem refletida, evolui para que duzentos anos depois, Johann Henrich Schulze, provou ao colocar num frasco de vidro nitrato de prata e, expor o recipiente à luz,  que a substância que ficara em contato com a luminosidade se tornara da cor violeta, o restante continuava intacta, daí introduziu no frasco um chumaço de papel stencil e, após expô-lo novamente ao sol, viu que ficavam impressas, por um curto espaço de tempo, em negativo, as palavras escritas no stencil, até que em 1826 o inventor francês Joseph Nicéphore fixou a primeira representação fotográfica, ao posicionar uma câmera escura em frente a janela, e a luz solar penetrando no interior da máquina,  8 horas depois ter  uma imagem borrada do telhado da casa vizinha. A invenção da fotografia  foi uma revolução. Antes, uma imagem, ou o retrato, só era por desenho ou pintura, de um pintor. O progresso tecnológico, hoje já na era  digital, com as redes sociais, propicia uma  linguagem criativa, o uso de cenários, figurinos e poses, maximizando a imaginação. Com um  clique se arquiva, se transfere, se acrescenta, se modifica, sendo possível congelar um movimento, analisá-lo em seus detalhes e guardá-lo por muito tempo. Analógica, ou digital, para ser boa, a fotografia tem que expressar emoções, os detalhes do momento. Fotografar é uma arte! 

9ª arte A História em quadrinhos, ou HQs. Sequência de desenhos feitos em quadros, que juntos contam uma história através balões, com textos escritos dentro deles, como sendo as conversas ou pensamentos dos personagens. Embora já nos primórdios,  os homens das cavernas comunicavam-se através das pinturas rupestres, contando através de desenho a luta pela sobrevivência, coube ao americano Richard Outcault, em 1895, ao publicar em jornais, Yellow Kid, para ser considerada a primeira história em quadrinhos, de uma criança de origem humilde, dos guetos americanos, que falava gírias e vestia uma camisola amarela. Essa HQ tinha como propósito criticar a sociedade de consumo e trazer à tona a questão racial. As comics, como são conhecidas nos países de língua inglesa, surgiram na mesma época do cinematógrafo, mas, não foram bem recebidas pela crítica, alguns consideraram como má influência para crianças e adolescentes, face as temáticas abordadas. Esta arte ficou no submundo das artes até a década de 1960, quando invadiu o universo acadêmico e ganhou a simpatia de estudantes e professores. Apesar dos quadrinhos mais famosos ser de super heróis, nem toda HQ, se restringe a eles. Art Spiegelmam, americano de origem judia, recebeu em 1992, o primeiro prêmio Pulitzer, na obra Maus, onde conta a história de seus pais, sobreviventes de Auschwitz. Presentes em todo o mundo, os HQs são um importante meio de comunicação de massa, e os desenhistas de quadrinhos, são também chamados cartunistas.

10ª arte – Os Jogos eletrônicos. Arte é mais do que a simples expressão, sendo capaz de sensibilizar, de fazer sentir. É a expressão ligada à capacidade estética do ser humano,  e ao prazer. Mais do que uma união de imagens e sons, os jogos eletrônicos são uma nova forma de arte, de expressão, de envolvimento e fruição. Uma nova forma de partilhar emoções, e  necessariamente precisa da interação, enquanto a interação é opcional em outras formas de expressão, ela é obrigatória  nos videogames, influenciando nas relações que as novas gerações criam com o mundo, em programas nos quais as pessoas interagem com objetos virtualmente, desafiados pela máquina, hoje pela IA, inteligência artificial, cumprindo metas e se divertindo. Surge em 1970, fruto de experimentações de acadêmicos em torno de pesquisas na área da ciência da computação. Em 1977, com o lançamento do Atari, nos EUA, a arte ganhou impulso. Com o avanço tecnológico, os constantes aprimoramento, passou a ser uma das formas mais populares de diversão e entretenimento em todo o mundo.


11ª arte – Arte digital – A arte digital é toda a forma realizada por meio de computadores, que se inova a cada dia.  O alemão Frieder Nake inovou quando, com a ajuda do algoritimo, interpretou matematicamente no computador a pintura “Highroads and Byroads”, de Paul Klee, transferindo o resultado para uma mesa de desenho. Engenheiros de computação da Bell Labs utilizaram um cartão perfurado de computador para traduzir uma fotografia capturada em linguagem cibernética,  e resultou na obra Nude. Andy Warhol, gênio da pop art, é contratado pela  Commodore para promover o computador Amiga, um dos primeiros modelos fabricados em grande escala, e produz uma série de 28 experimentos em arte utilizando o exemplar. Na década de 1980, a música do francês Pierre Henry, tomou grande impulso, sendo o precursor da música eletrônica, também chamada de ciberarte, engloba linguagens da música, com o vídeo, a fotografia, o desenho, o cinema e até mesmo a literatura. A arte digital tem avançado em técnicas interativas, com o espectador fazendo parte da obra, como na instalação “Treachery of the Sanctuary” ou nas paredes cobertas por QR codes na área russa da Bienal de Veneza, em 2012. Os principais tipos de arte digital:Desenho vetorial: facilmente diminuídas ou aumentadas, conforme a necessidade do artista; o Pixel Art:  criação de uma imagem por meio de manipulação individual de pixels e suas cores; Desenho/ilustração: simulam a arte tradicional por meio de softwares específicos; Animação digital: além da criação, permite que esses materiais sejam animados em modelos bidimensionais ou tridimensionais e a Modelagem 3Dcriação de esculturas e arquiteturas digitalmente. 




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