sábado, 28 de janeiro de 2012

Amizade



Pelo instinto, o homem faz surgir a AMIZADE, haja vista a necessidade de proteger-se em relação a todos os seres. Difícil pensar que no século XXI as amizades levam o homem a se proteger  mais do próprio homem. Duas correntes divergem sobre a origem da palavra AMIZADE. Uma,e credita  tenho sido do latim amore; enquanto outra do grego  Philia.Aristóteles 384 a.C. a 322 a.C  conceituava Philia como o amor entre a família, amigos e amantesPlatão  428 a.C. a 348  a.C. para o amor, aquele necessariamente sem  ser de natureza sexual,  o termo Eros, interpretando  como um amor para alguém que você ama, daí amor platônico, significar “sem atração física”.No grego, principalmente nas escrituras sagradas, econtramos  S´gapo, traduzido por “eu te amo”, designava sentimento da afeição de uma criança;  de  uma refeição boa, ou,  dos sentimentos não carnais entre os cônjuges Pode-se dizer que a AMIZADE em si, é uma relação afetiva, a princípio, sem qualquer outra característica que não seja apenas um sentimento de afeição, estima ou ternura entre pessoas, sem a interferência romântico-sexual, e que leva as pessoas a se conhecerem mais que os próprios familiares, até entre cônjuges, pois, em geral,  desinteressadas de valores, sobretudo materiais, sem que o  orgulho, a inveja e o ciúme, estraguem a relação, assentada na cooperação, em interesses comum, e mútua confiança fazem àqueles que a atingem  felizardos a ponto de  se consideram grandes amigos, os melhores amigos.No meu livro “Álbum da Família”, coloco que o primeiro passo para a amizade é a aceitação, considerando que todos somos indivíduos e vivemos por conveniência, na amizade há que se entender o outro, do  jeito que ele é, e não da maneira que a gente gostaria que ele fosse, pois, a estrada da amizade é de mão dupla e mesmo que haja períodos de tensão,  o perdão é o primeiro a ser considerado,  não simplesmente a desculpa, que é o início do perdão, mas, não tem a força do mesmo.

Amizade
                                                   Machado de Assis
                 

Amizade...Amor:Uma gota suave que tomba No cálice da vida Para diminuir seu amargor...Amizade é um rasto de Deus Nas praias dos homens;Um lampejo do eterno Riscando as trevas do tempo.Sem o calor humano do amigo

A vida seria um deserto.

Amigo(a) é alguém sempre perto,

Alguém presente,Mesmo, quando longe, geograficamente.Amigo(a) é uma Segunda eucaristia,Um Deus-conosco, bem gente,Não em fragmentos de pão,Mas no mistério de dois coraçõesPermutando sintoniaNum dueto de gratidão.Na geografia da amizade,Do amor,Até hoje não descobriSe o amigo(a) é luz, estrela,Ou perfume de flor.Sei apenas, com precisão,Que ele torna mais rica e mais bela. A vida se faz canção!


2 comentários:

  1. Se pudessemos preparar uma mesa para uma pessoa que se chamasse amizade,essa ocuparia uma das cabeceiras da mesa e a outra cabeceira seria lacrada para que todos na mesa compreendessem,que a pessoa chamada amizade ocupa sempre o lugar de maior destaque.

    ResponderExcluir