quinta-feira, 22 de agosto de 2019

Edgar Allan Poe


No período colonial surgem as primeiras narrativas nos Estados Unidos, até então a literatura  Americana, era dependente do estilo e forma originários da Europa. A partir do século XIX,  época do florescimento, surgem  autores com estilo próprio americano: Washington Irving, James Fenimore Cooper, Henry David Thoreau, Edgar Allan Poe, Nathaniel Hawthorne, e Herman Melville,
Não quero me estender, devido ao grande número de autores de todas as épocas, citarei o meu preferido, cujas obras comecei a ler ainda bem jovem, e refiro-me ao gênio Edgar Allan Poe
nascido na  Rua Carver da cidade americana de Boston, Massachusetts. em 19 de janeiro de 1809. Filho de atores ambulantes, Elizabeth Arnold Poe e David Poe Jr. Com um ano, o pai deixa a casa. No ano seguinte a mãe falece. Aos dois anos é adotado por um rico comerciante escocês John Allan, que lhe dá condições de estudar em Glasgow, na Escócia, e em Londres, onde a família se estabelece. Com 11 anos retorna aos EUA, continuando os estudos em uma escola de Richmond, Virgínia. Com 14 anos escreve seus primeiros poemas. Em 1826 ingressa na Universidade de Virgínia, e se envolve com o jogo e o álcool, quiçá pela relação conflituosa com o pai adotivo. Em 1827 publica seu primeiro livro de poemas “Tamerlane and Other Poems”. Em 1829 passa a residir com uma tia e uma prima. Três anos depois ingressa na Academia Militar de West Point, mas, bastam oito meses para o soldado ser expulso por indisciplina. Em 1831 publica o livro “Poemas” e em 1833 recebe o prêmio do Saturday Visitor, pelo “Manuscrito Encontrado Numa Garrafa”. Tornou-se editor literário da Soltber Literary Messenger em 1835 e nesse mesmo ano, casa-se com sua prima Virginia Clemm no dia 22 de setembro, prima de primeiro grau do escritor e tinha apenas 13 anos na época. O problema com a bebida o faz perder o emprego, indo residir em Nova Iorque, escrevendo suas obras em alguns periódicos. Em 30 de janeiro de1847 sua mulher morre de tuberculose, aos 24 anos, agravando ainda mais o seu vício com o álcool. Edgard Allan Poe ficou desaparecido de 27 de setembro até o dia 3 de outubro de 1849. Encontrado pelo tipógrafo Joseph Walker delirando e vagando pelas ruas de Baltimore, Maryland. Vestia roupas que não lhe pertenciam e chamava pelo nome de “Reynolds”, um explorador polar da época, vindo a falecer em 7 de outubro, aos 40 anos, constando no atestado de óbito: morte por “congestão cerebral”, possivelmente motivada pelo alcoolismo e por doenças como sífilis, raiva ou diabetes.
Não conheceríamos livros, séries e filmes de ficção policial como são feitos hoje. Edgar Allan Poe, foi o criador do primeiro detetive da ficção. Muito antes de ouvirmos falar de Sherlock Holmes, criou C. Auguste Dupin – o detetive de “Os Assassinatos da Rua Morgue”,  base para futuras histórias do gênero, já que Dupin usou a arte da dedução, com um apurado raciocínio lógico, em suas investigações para solucionar os crimes nas histórias, e por esta capacidade analítica, Poe é considerado o pai das modernas histórias de detetive. Sua primeira novela policial foi “Assassinatos na Rua Morgue” (1841), que virou filme, em 1932, dirigido por Robert Florey.  "O Corvo" (The Raven) (1845);  magnífica poesia alquímica e suas notas críticas e estéticas inclui-se em (Marginalia, The philosophy of composition) (1845), nos contos destacam-se "Contos do Grotesco e Arabesco"  (1837), influenciando gerações de escritores de livros de suspense e terror, e ainda  os poemas, “O Gato Preto” (1843), e “Annabel Lee” (1849). Podendo citar ainda Poemas (1831), Berenice (1835), A Queda da Casa de Usher (1839), O Retrato Oval (1842), O Poço e o Pêndalo (1842), O Coração Revelador (1843), O Gato Preto (1843) e O Barril de Amontillado (1846).
Em 1968 o filme Histórias Extraordinárias reúne três delas dirigidas por três cineastas diferentes, cada um baseado em um conto de Poe: “Metzengerstein”, é dirigido por Roger Vadim e estrelado por Jane e Peter Fonda. “William Wilson” tem a direção de Louis Malle com Alain Delon e Brigitte Bardot e Federico Fellini dirige “Toby Dammit”, com Terence Stamp. Em Vincent, curta de animação, primeiro filme escrito e dirigido por Tim Burton em 1982, onde um garotinho que tem Edgar Allan Poe como seu autor favorito e sonha em ser Vicent Price, o ator que estrelou uma série de adaptações de obras de Poe na década de 1960 para o cinema. Na época Burton trabalhava como animador da Disney e o filme é todo narrado em forma de poema.




Nenhum comentário:

Postar um comentário